segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fwd: fragmentos de Idéia - 12 a 25


Mensagem original
De: jose carlos lima < jose.carlos.lima@hotmail.com >
Para: edson_barrus@ig.com.br
Cópia: pelucia2001@bol.com.br
Assunto: Versículos de Idéia - 12 a 25
Enviada: 14/12/2005 11:48

12 Mãe,
Tenho a alma num estado de rapidez ideativa tão intenso que preciso fazer da
minha atenção um caderno de apontamentos, e, ainda assim, tantas são as
folhas que tenho a encher que algumas se perdem, por elas serem tantas, e
outras se não podem ler depois, por com mais que muita pressa escritas. As
ideias que perco causam-me uma tortura imensa, sobrevivem-se nessa tortura
escuramente outras.
.
.

.
.
.
13 Mãe, a senhora pode imaginar que o versículo anterior foi escrito por
mim. Não se preocupe. Não precisa ficar me vigiando para ver se estou
escrevendo. Nao se preocupae. Não fu eu quem escrevi, e sim Fernando Pessoa,
um escritor português=ortônimo=esquisofrênico, Fernando Pessoa. Trata-se de
um trecho=versículo de uma carta escrita a um amigo. Ortonia é esta invenção
de personagens, este mundaréu de nomes... tantos são eles que dá para
construir uma cidade=realidade. Ao pronunciarmos o nome ortonomia é bom que
saibamos que o termo não se aplica, por exemplo, ao próprio Fernando
Pessoas, não aos seus personagens, mas a ele mesmo. Onde achei este
nome=ortonomia. Num jornal, dias atrás. Como acho que sofro de todas as
doenças do mundo, quando vi o nome e os sintomas, fiquei
encucado=impressionado=aprisionado=travado. E até hoje não consegui
esquecer. Ontem, andando pelo centro de Goiânia, pude perceber que o ser
humano é, fundamentalmente, insano. Como existem loucos no mundo. Fui
olhando na cara das pessoas. O simples fato de olhar para algumas delas
provocou-lhes reação de raiva. Sei lá... Tão estranho. Aí aprendi que um
louco não pode olhar na cara de outro louco. É porrada=pancada=tiroteio na
certa. Incrível como as pessoas são insanas e imaginam ser sãs.
Engraçado.... como não pude perceber, antes, a presença da loucura no
rosto=voz=corpo das pessoas? Algumas pessoas demonstram sua
loucura=insanidade no andar, na postura física, outras no olhar, outras nos
cabelos.... Você sabia que tenho um amigo que não sai para a rua por causa
dos seus cabelos? Ele não anda de moto por causa dos cabelos. Se ele é
careca? Não. Muito pelo contrário. Tem cabelos até dizer chega. Não seria
nada mal se o vento arrancasse um pouco dos seus cabelos. Mas ele não sai de
moto. Só de taxia. Com a porta fechada para o vento não arrancar seus
cabelos.
.
.
.
.
.
14 Se ele abre a porta da casa dele? Não. Ele tem medo do vento. Que o vento
arranque seus cabelos=olhos=seres. A vida dele é nos cabelos. Por isso não
abre a porta da sua casa=coração=olho=ser
.
.
.
.
.
15Como tem gente doido no mundo? Engraçado como as pessoas acreditam que tem
a mente=corpo são=sagrado. Mentira!!!!!
.
.
.
.
16Estão querendo que eu vá ao Rio de Janeiro neste sábado. Talvez eu vá.
Sabes como me deu uma vontade danada de ir agora? Eu não estava querendo ir.
Mas agora tenho um motivo para ir. Quer verificar se lá existem tantos
doidos como aqui. Onde eu trabalho tem uma advogada. Ela é muito bonita. Já
foi manequim. Alta=esbelta, olhos grandes. Eu achei que ela fosse normal.
Ontem, o Dia da Loucura, vi que ela não é normal. Tal como o meu amigo que
abre a porta de casa=táxi nem anda de moto para que o vento não arranque
seus cabelos, ela só anda com os cabelos presos. Ontem ela, assim como que
constrangida, como se fosse coisa de outro mundo, de que não solta os
cabelos nem que a vaca tussa=olhe=seja. E sabes porque? Para não parecer
esvoaçante. Ela disse que quando solta os cabelos tem a
sensação=transformação de uma doida.
Ela: sei lá, quando na rua de cabelo solto tenho a impressão de que todo
muito pensa que sou doida
E a outra que não usa vestido? Ela disse que quando sai de vestido na rua é
como se estivesse nua. Incrível... Cada doido com sua mania=transtorno
obssessivo compulsivo(TOC)=ortonomia=hipocondria
.
.
.
.
.


17e uma que jura que é normal que fica o dia todo me mandando usar
desodorante? E o pior é que não diz assim na surdina=silêncio. É em pública.
Ela: você ta vencido=odorífero! Que tal tomar um banho?
Eu ( com o rosto vermelho de vergonha): você é minha amiga. Amigo é pra isso
mesmo. Nem eu estou me suportando. Será que assim posso fazer alguma
amizade?
Ela: isto é normal, você carregou muitos processos nas costas, você passa o
dia todo levando este processos pra cima e pra baixo, indo para a Justiça,
estes papéis, estes armários, procurando processo o dia todo, eu que não
gosto de ser procuradora, ou seja, de ficar procurando processos. Isto é
normal. Pode emocional=hormonal também. Vai ali na esquina e compra um
rolon=rollon, não sei ao certo como é que se escreve, este desodorantes que
tem um cilindro que vai rodando sobre a pele, por sinal muito legal. Mas me
esqueço que convivo com gente, às vezes acho que ainda estou morando na roça
e executo serviços braçais, aliás, adoro serviço braçal. E por sinal o que é
que eu faço à tarde senão serviço braçal? Já me quiseram colocar para ser
preposto, uma espécie de advogado adoc=dativo=adotivo, mas não quis.
Um deles: você precisa virar procurador federal, ganhar mais de 10 mil reais
Eu: procurador eu já sou. E por acaso não passo o dia todo procurando
processos? E como me divirto com os processos!!!! Vejo cada coisa! Tem uns
que vem com fita de vídeo, outros com áudio=som, outros com fotografias,
outras com uns documentos tão bonitos! Dias atrás fiquei fascinado com um
processo. Ah, falando nisso, aqui em Goiânia tem uma clínica de psicologia
de nome "Psicologia Processual". Nem sei o que é isso... Vou encerrar este
versículo. Preciso retomar o fio da meada. Não posso me perder. Olha a
seqüência.... A minha terapeuta me perguntou se leio o que escrevo. Até
então, não... eu não gosto de ler. Só leio no computador. Não consigo ler em
papel. É só começar a ler e bate uma soneira=sonolência danada. Não me
concentro=centro para ler. No computador, sim, já leio. Hoje li muito sobre
Fernando Pessoa. Que bom se cada pessoa do mundo deixasse seus mensários na
internet. O meu já está na internet. E o seu? Você tem tanta coisa pra
contar!!!! Seus potes, suas cerâmicas, suas receitas, seus bordados, seu
artesanato, enfim, adoro sua arte! Então? Quero te ver na internet. Vou
fazer tua página=página. Quando morreres terás deixado muita
coisas=lembranças=matéria=espírito e não apenas ossos no cemitério, assim
como H, aquele que matou milhões de
diferentes=judeus=comunistas=homossexuais, pelo simples fato de serem
diferentes
.
.
.
.
.
.
.
18 mas ele, H, spin deicida, era assim. Ele queria tudo
igual=padronizado=racionalizado=certinho=ariano=puro, ele queria uma a
Alemanha=planeta=mundo=universo=cosmos assim
1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=

19 você consegue perceber que o desenho 1=1=1=1=1=1= no versículo anterior
é um espelho=narciso? Então.... desvie o olhar um pouquinho... fixe o olhar
neste versículo. Fixe o olha neste versículo e pare os olhos por algum
tempo. E sem olhar diretamente o versículo anterior, verás que estás diante
de um espelho
.
.
.
.
.
20 e não é que virou mania este lance de todo mundo ser igual? Bento 16=
Ratzinger baixou recentemente umas estranhas instruções para excluir os
diferentes. As pessoas "suspeitas" passarão por um estágio probatório de 3
anos. Quem for aquilo que eles estão pensando, vai sofrer
porrada=tortura=morte=destruição. E não é assim que costumamos fazer com os
diferentes=negros=deficientes físicos=homossexuais? O mundo não pode ser
isso
1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1
.
.
.
.
.
21 Eu agradeço a você por teres me aceito como sou. Nunca esqueci sua carta,
do começo da década de 80 quando, ao me responder um destes meus versículos
de marte, onde eu escrevia toda a minha dor, você me disse
"(...) meu filho, eu te aceito como tu és. Cada um de nós vem com uma
missão=vocação. O importante é que você cumpra sua missão=vocação."
.
.
.
.
.
22 Que tal enviar uma cópia desta carta para o papa=papisa e para o
arcebispo de goiânia para que eles vejam o quantos suas "instruções" estão
bem escritas mas totalmente erradas=injustas? São somente por acaso os
heterossexuais capazes de assumir o celibato? Isto é resível. Chega!!!!! Não
é à toa=coincidência=acaso que Bento 16 = Ratzinger tenha imposto um
silêncio "obsequioso" contra Leonardo Boff, um libertário. Que tal
ler=olhar=ser, agora, Leonardo Boff. Que tal este papa=papisa reacionário
baixar suas instruções normativas contra os escritores? Os nazistas são
assim. Eles vão chegando aos poucos. Acho que Bretch=Brech, não sei como é
que escreve, disse algo assim: ele chegam e levam, primeiro, uma pétala.
Depois levam uma segunda pétala=cabelo. Depois levam uma
terceira=pétala=cabelos. Até levar a rosa=cabelo por inteiro. Tenhamos muito
cuidado com este papa=papisa reacionário=atrasado=nazista!!!
.
.
.
.
.
23 Mãe, sei que não gostastes do versículo anterior. Tão católica que és....
Desculpa. Quis apenas desabafar. Deixa isso pra lá. Vamos ser amigos. Isto é
que importa. A respeito da amizade entre os diferentes, leiamos o livro "As
Éticas do Amigos", de Edson Passseti.
.
.
.
.
24 Um diferente de um
As pessoas são diferentes entre sim
Assim como os deuses
Somente Deus é igual a cada um de nós
Mas nós somos diferentes=transcendentes entre si
Assim
Deus=Jesus Libertário#Alá libertário#Horus Libertário#Iansã Libertária#Vênus
Libertária#Maria Libertária#Jorge Libertário#José Libertário#Antônio
Libertário
.
.
.
.
.
25 Falando em Antônio, ontem mexendo=folheando=carregando um processo, não é
que vi que existe gente sem sobrenome? Há quem não acredite. Estava escrito
no processo que Antônio mora na cidade=realidade de Piracanjuba= não sei o
nome do rio que banha esta cidade=realidade. Ele mora na área rural, numa
fazenda denominada Quebra Anzol. Sei lá, deve ser um lugar muito bonito.
Estou enviando a identificação de Antônio.Não que alguém imagine que estou
faltando com a verdade. Imaginem só, se vou deixar Antônio,Idéia Sem
Nome=rosto=olho=ser fora da minha história!!!! Nunca! Jamais. Ninguém
ficará fora da minha história=livro, exceto aqueles cujos nomes provocam o
que eles simbolizam=olham=são, assim como o inventor da Segunda Guerra
Mundial, cuja existência será marcada apenas pela letra H, a primeira letra
do seu nome, e nada mais. Para que, assim, ele caia no esquecimento total,
para que assim ele deixe de existir por completo, para que assim superemos
esta triste lembrança do passado=presente, para que assim, quem sabe,
sejamos mais felizes e possamos, assim, construir um mundo melhor.

Nenhum comentário: